• Juan Vitor Maqueda - Sapucaia

ISO TR 20491 - Fundamentos da Fragilização por Hidrogênio em Fixadores de Aço

Recentemente fizemos um workshop sobre os fundamentos da fragilização por hidrogênio, a ISO TR 20491 - 2019 (TR = Technical Reference) escrita por Salim Brahimi traz dados de mais de 10 anos de estudo em laboratório sobre tema.

O documento junto com o workshop desmistifica diversos pontos da fragilização por hidrogenio assim como explica os pontos de atenção para o processo produtivo e revestimento de fixadores em aço de alta dureza.


Não só no Brasil como no mundo conceitos de fragilziação por hidrogenio são abordados erroneamente sendo desperiçado muito tempo e dinheiro com processos que não são necessários no processo produtivo, principalmente em normas antigas que demoram para ser atualizadas e corrigidas.


A Sapucaia conta com os conceitos e aplicações mais atuais possíveis no tema, com estufas calibradas CQI-9 4° Ediçã (automotivo) e API Specification 6A / ISO 10423 Anexo M (Óleo e Gás) com padrões rastreáveis INMETRO e ISO 17.025 para a extração de hidrogenio dos fixadores que realmente precisam e para aplicações de segurança, assim como uma equipe treinada e qualificada para abordar o tema.



57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Visando aumentar nossa capacidade de revestimento de zinco níquel, ativamos este mês mais uma linha rotativa automática do processo. A linha atende os mais altos requisitos de controle de processo com