top of page
  • Juan Vitor Maqueda

CERTIFICADO DE ORIGEM SAPUCAIA


A adulteração de documentos é uma prática bastante comum nos mais diversos produtos e serviços. Este ato é também replicado no mercado de fixação e é de alto risco para quem, inadvertidamente, faz uso de produtos sem a ciência destes possíveis desvios.

Alguns exemplos facilmente encontrados nos casos de revestimento de fixadores são:

  • É especificado o banho de Cádmio bicromatizado amarelo ou verde oliva conforme norma e não raramente, é efetuado e entregue o banho de zinco bicromatizado, visualmente imperceptível, porém quimicamente incompatível a resistência dada pelo Cádmio;

  • O zinco níquel sem controle de liga e/ou camada abaixo ou acima do especificado. Muitas vezes são encontradas ligas de 0,5% a 5% nos fixadores revestidos;

  • Estufas de desidrogenação descalibradas ou não calibradas que não garantem a difusão correta do hidrogênio, podendo fragilizar o material.

Nos três casos acima o fixador pode apresentar tanto corrosão acelerada, ou seja, antes do previsto quanto falha no fixador (quebra).

A consequência é o inevitável aumento de custos de manutenção ou, ainda pior que isso, acidentes gravíssimos no caso de equipamentos subsea, refinarias, gasodutos e oleodutos. Fixadores utilizados para painéis solares podem necessitar de mais manutenção que o necessário, comprometendo significativamente os custos no tempo de uso, o mesmo serve para energia eólica. Em todos os casos aqui listados, é investido muito dinheiro em revestimentos de alta performance objetivando a segurança e a redução destes custos de manutenção ao longo do tempo.

COMO GARANTIR QUE O CERTIFICADO DE QUALIDADE OU DE CONFORMIDADE É VERDADEIRO?

Para isso desenvolvemos um sistema de QR-Code no qual o cliente final ou usuário do fixador pode verificar a autenticidade dos dados. Esta forma é mais rápida, confiável e eficiente do que certificados impressos nos quais assinaturas e carimbos podem ser burlados, não garantido a fidedignidade da informação

A partir de 01 Maio de 2019 o CERTIFICADO DE ORIGEM SAPUCAIA está disponível. Esta é uma forma simples e intuitiva na qual o usuário (cliente, inspetor) pelo sistema de leitura de QR Code tem acesso ao certificado original dentro dos servidores da Sapucaia. Com uma simples conferência entre o documento em mãos apresentado e o certificado online pode-se ter certeza da autenticidade do documento.

certificado de origem sapucaia

Imagem de QR Code retirado de um certificado de exemplo em nossos servidores)

Caso o usuário não tenha a facilidade de escanear o QR-code com um celular, o código pode ser digitado em http://certificados.sapucaia.com. Ressaltamos que estes aplicativos para leitura de QR Code são nativos na câmera dos celulares androis e iphone e também podem ser lidos com aplicativos gratuitos na google play store (Android) e App Store (Iphone)

Qualquer dúvida nos dados do certificado favor consultar qualidade@sapucaia.com. Todos certificados emitidos pela Galvanoplastia Sapucaia após 01 de maio de 2019 sem QR Code não são verdadeiros ou originais.

A Sapucaia é uma empresa certificada ISO 9001:2015 e preza pela qualidade e responsabilidade do produto entregue, bem como pelo atendimento de todos os requisitos de normas, a fim de garantir a plena satisfação do cliente e a conformidade do produto final.

233 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page